PDA

View Full Version : ActivInspire - Dúvidas

Carlos Vaz
02-03-2009, 10:50 PM
O ActivInspire acaba de ser lançado e serão muitas as dúvidas que surgirão. Este poderá ser os espaço, em língua portuguesa, para tentar esclarecer, de forma colaborativa, aquelas que forem surgindo.

Servirá, também, para referência futura, para novos utilizadores.

Carlos Vaz
02-03-2009, 11:51 PM
Criei uma turma no "Student Database". De seguida, quis associar os dispositivos Activote aos alunos, de forma a que cada aluno tivesse o Activote numerado com o seu número de ordem na turma.

Para tal, pelo que percebi, é necessário fazer "Assign Devices by PIN". Cada aluno/Activote recebe um PIN composto por três letras. Cada aluno deve clicar esse código no respectivo Activote, e assim dever-se-ia ter a associação.

No entanto, não consigo que os Activote assumam os PIN correspondentes.

Existe alguma solução para isto?

i.silva
05-03-2009, 04:58 PM
Boa tarde Carlos,

Para tentar ajudar com a sua questão, gostaria que me confirmasse o seguinte:
- Se está a utilizar o ActivInspire, conseguiu instalar o driver que vinha com o software?
- Está a utilizar Mac ou PC?
- Que erro/mensagem surgiu quando tentou colocar os Pins?

Enquanto aguardo pela sua resposta, gostaria de relembrar os passos a dar para registar o Activote (tenho a certeza que seguiu estes passos… mas poderá sempre ser útil para outros utilizadores do Activote:-/) :
- Quando selecciona o botão "Assign students to devices" no browser “Voting”, surge uma caixa de diálogo que lhe ajuda a associar o nome dos seus alunos ao equipamento.

- Não se esqueça de seleccionar a opção “Registered Activotes”.Ou seja, antes de carregar no botão para fazer o registo, deve escolher que tipo de equipamento pretende fazer o registo (se Activote ou Activespression).

Envie-me então mais informações sobre este problema e posso sempre ver com o suporte técnico para dar uma ajuda.

Obrigada +wave+,

Ivete Silva
Planet Team

Carlos Vaz
06-03-2009, 12:58 AM
Olá.

Os passos que sugere foram seguidos.

Entretanto, pesquisando no fórum em língua inglesa penso ter encontrado a solução.

Amanhã ou segunda-feira, tentarei testar mais uma vez. Caso não dê resultado, farei a gravação da sessão, de modo a que possa ser visualizado o procedimento.

Carlos Vaz

i.silva
06-03-2009, 10:23 AM
Olá Carlos,

Espero que tenha então conseguido resolver o problema. Por acaso iria lhe sugerir para dar uma vista de olhos no forum inglês onde verifiquei posteriormente que outros utilizadores estavam a ter o mesmo problema.

Diga qualquer coisa então, caso nao dê resultado.

Bom fim de semana:-/

Ivete Silva
Planet Team

i.silva
01-04-2009, 03:35 PM
Olá Carlos, relativamente ao problema que tiveste há algumas semanas com o Activote, conseguiste resolver? Se sim, quais foram os passos que deste? Já agora ficaríamos esclarecidos sobre o processo a seguir nestas situações :-/.

Obrigada+wave+

Ivete Silva
Planet Team

Carlos Vaz
01-04-2009, 03:49 PM
Ainda não consegui resolver este problema.

Pesquisei nos fóruns internacionais do Promethean Planet e notei que existiam dúvidas semelhantes à minha, apresentando algumas possíveis soluções. Basicamente, eram soluções que iam ao encontro das que existiam para o ActivStudio 3. No entanto, não resultaram.

Continuo a conseguir realizar actividades de Activote, mas sem a associação de um comando específico a cada aluno, de modo a saber quem respondeu o quê.:mad:

i.silva
02-04-2009, 02:54 PM
De momento estou a rever a secção “Ajuda” para a versão portuguesa do ActivInspire (que estará disponível muito em breve). Entre os inúmeros ficheiros que recebi existe uma secção para Activote e como atribuir aos alunos.
Vou ver se encontro alguma resposta para esse problema ou confirmar com os meus colegas do Suporte Técnico quais as possíveis soluções.

Mantenho-te ao corrente assim que tenha mais informações:-/.

Ivete Silva
Planet Team

i.silva
24-06-2009, 05:24 PM
Olá Carlos,

Suponho que nesta altura do campeonato estejas em avaliações, por isso muito atarefado :).

Antes de mais apresento as minhas desculpas por só agora responder à tua questão sobre a associação dos dispositivos Activotes a cada aluno...mas pelo menos fica aqui a informação para futuros registos, uma vez que esta questão poderá surgir a outros professores. :-/

No menu “Ajuda” do ActivInspire que agora foi traduzido para português, existe uma secção muito interessante que inclui imagens explicativas sobre todos os passos a dar para registar e associar os dispositivos aos alunos (tanto ActiVote, como ActivExpression).

Para aceder a essa secção, segue os seguintes passos:
- Abre o ActivInspire;
- Selecciona o menu “Ajuda”;
- Escolhe a opção “Utilizar Sistemas de Resposta do Aluno” e em seguida “Atribuir estudantes a dispositivos”.

Espero que estes passos te ajudam a resolver o problema, quando tiveres a utilizar os dispositivos novamente.

+wave+

Ivete Silva
Planet Team

jaimemgon
26-06-2009, 11:28 AM
Bom dia!
Sou novo no fórum e quer começar a desejar à todos um bom trabalho.
A minha escola acaba de receber 3 quadros.
Estou a pensar instalar o ActivInspire em todos os computadores da minha escola que estão ligados aos quadros.

Acabei de registar a minha escola no PrometheanPlanet.
Tendo em conta que já tenho o activeInspire na pen como posso obter uma chave para a instalação sem ter que fazer o downLoad novamente?
Entrei com o nome de utilizador da escola mas não encontrei nenhum sítio para opter uma chave para o software...
Obrigado pela ajuda!

jaimemgon
26-06-2009, 11:33 AM
Peço desculpa mas acabei de encontrar a resposta que procurava...acho eu...O número está na caixa do CD que vem com o quadro...
Corrigem-me se estiver enganado.
Viva, Ruben, não precisas do CD, pois o melhor é descarregares já o ActivInspire a partir deste portal da Promethean Planet (http://www.prometheanplanet.com/server.php?show=nav.17813).
Podes, no entanto, utilizar o número de série que consta na caixa de CD que foi para a tua escola. Assim, no momento em que deves decidir qual a versão mais adequada para ti, clicas em: Tenho um número de série do ActivPrimary ou ActivStudio.
Depois, segues todo o processo seguinte, de modo a que te seja dado um número para colocares no teu Activinspire, depois de instalado e aberto pela primeira vez.

Esta informação foi suficiente? Se tiveres dificuldades, vai-nos dando conta disso, por favor.

jprsantos
26-06-2009, 11:52 AM
Bom dia!
Sou novo no fórum e quer começar a desejar à todos um bom trabalho.
A minha escola acaba de receber 3 quadros.
Estou a pensar instalar o ActivInspire em todos os computadores da minha escola que estão ligados aos quadros.

Acabei de registar a minha escola no PrometheanPlanet.
Tendo em conta que já tenho o activeInspire na pen como posso obter uma chave para a instalação sem ter que fazer o downLoad novamente?
Entrei com o nome de utilizador da escola mas não encontrei nenhum sítio para opter uma chave para o software...
Obrigado pela ajuda!

Bom dia,

Antes de mais, felicitações por ter dado todos esses passos de instalação e registo no Promethean Planet (http://www.prometheanplanet.com/international). Já agora, pode indicar-nos a que escola pertence, por favor?
Gostaria de lhe fazer uma advertência: não deve fazer um registo da instituição, mas sim a título individual. Ou seja, cada professor da sua escola deve ter o direito de poder aceder aos fóruns, aos recursos em seu nome pessoal e não através de uma conta única para a escola. Assim, poderá ter acesso a informações imediatas e directas da Promethean para o email pessoal.

Quanto ao número de série para registo do software, de modo a obter o ActivInspire Professional Edition:
Na sua escola, provavelmente, no Conselho Executivo, existe uma caixa com vários produtos, incluindo as Activpen (canetas), cabos de alimentação do quadro, manuais e um DVD. Essa caixa de DVD possui um número de série no verso.
Esse é o número que deve ser usado, aquando do processo de download do Activinspire. Na página disponibilizada para descarregar o ActivInspire (http://www.prometheanplanet.com/server.php?show=nav.17813), depois de fazer o seu login individual, tem uma opção relativa à versão mais adequada para si. Deve clicar em Tenho um número de série do ActivPrimary ou ActivStudio (http://www.prometheanplanet.com/forum/../gserver.php?show=conForm.136&outputArea=2&nav=17824).
Começa então todo o processo de registo. Quando lhe for pedido um número de série na página, deve introduzir aquele que está indicado na capa do DVD. Vá seguindo os passos seguintes e... no final, ser-lhe-á indicado o seu número que ficará atribuido ao seu ActivInspire. Esse mesmo número irá para o seu email, que deverá guardar em segurança, pois essa licença é gerada aleatoriamente, mas atribuída a si. É pessoal e instransmissível. Todos os professores devem seguir os mesmos passos, de modo a obterem o seu próprio número de série.
Esse mesmo número de série que vai receber será pedido no momento em que, depois de instalar o ActivInspire, o abrir pela primeira vez. Deverá então preencher os campos com o seu nome, o nome da sua escola e o dito número de série. Se não introduzir o tal número, a versão do ActivInspire manter-se-á como Personal Edition.
Se necessitar de mais alguma informação ou esclarecimento, não hesite em colocar as suas dúvidas neste fórum.
Muito obrigado.

jaimemgon
26-06-2009, 04:09 PM
Obrigado pela disponibilidade.
Registei-me pessoalmente e também registei a escola pois pensava que seria esse o passo acertado....
EB 2/3 Engº Nuno Mergulhão - Portimão.

jaimemgon
02-07-2009, 12:16 PM
Olá José Paulo, hoje, instalei o ActvInspire num computador de uma sala de aula que tem quadro da minha escola. Tal como referi acima, registei a escola e tive acesso ao número de série do ActivInspire, através do número que vem no CD junto com o quadro. Já está a funcionar na perfeição. Agora gostaria de saber se me aconselha a instalar o ActivInspire com o mesmo número de série nos outros dois computadores com quadros na escola? Ou terei de solicitar no site outros números de serie com os números dos outros dois CDs?
Já agora, pretendo também instalar nos PCs da sala de professores para que os colegas tomam conhecimento do mesmo. Posso instalar com o mesmo número de série?

Darei a indicação aos colegas que para terem acesso ao ActiveInspire e instalar nos seus PCs terão que se registar no Prometheanplanet.
Obrigado por responder a esta minha dúvida.
Jaime

i.silva
03-07-2009, 12:27 PM
Bom dia,

De facto pode proceder ao download do ActivInspire nos outros computadores de escola (incluindo na sala dos professores), bastando para isso utilizar o mesmo número de serie do CD. Mais uma vez, depois de seguir todos os passos receberá um email com o número único para poder completar o processo de download.

Espero que tenha respondido à sua questão.

Ivete Silva
Planet Team

jdtedu
25-09-2009, 01:56 AM
Ora Viva!

Estou a tentar usar o Promethean com o Active Inspire (Ver:1.1.11426), mas não consigo activar nenhuma caneta.
O Active Manager (Versão 5.1.1.25) continua com uma cruz a encarnado (não reconhece o QI ??)e na label Hardware não aparece nenhum driver. Devo instalá-lo e em caso afirmativo onde posso encontrá-lo?
Como poderei trabalhar com as canetas? Será que o problema é o não reconhecimento do QI no PC por falta do driver?
Na label" Canetas" o "Modo Caneta" deve estar em Rato?
Existe algum manual com a explicação destes detalhes?

Obrigado e cumprimentos!
JD

janoliv
04-10-2009, 07:32 PM
Bom dia,

Antes de mais, felicitações por ter dado todos esses passos de instalação e registo no Promethean Planet (http://www.prometheanplanet.com/international). Já agora, pode indicar-nos a que escola pertence, por favor?
Gostaria de lhe fazer uma advertência: não deve fazer um registo da instituição, mas sim a título individual. Ou seja, cada professor da sua escola deve ter o direito de poder aceder aos fóruns, aos recursos em seu nome pessoal e não através de uma conta única para a escola. Assim, poderá ter acesso a informações imediatas e directas da Promethean para o email pessoal.

Quanto ao número de série para registo do software, de modo a obter o ActivInspire Professional Edition:
Na sua escola, provavelmente, no Conselho Executivo, existe uma caixa com vários produtos, incluindo as Activpen (canetas), cabos de alimentação do quadro, manuais e um DVD. Essa caixa de DVD possui um número de série no verso.
Esse é o número que deve ser usado, aquando do processo de download do Activinspire. Na página disponibilizada para descarregar o ActivInspire (http://www.prometheanplanet.com/server.php?show=nav.17813), depois de fazer o seu login individual, tem uma opção relativa à versão mais adequada para si. Deve clicar em Tenho um número de série do ActivPrimary ou ActivStudio (http://www.prometheanplanet.com/forum/../gserver.php?show=conForm.136&outputArea=2&nav=17824).
Começa então todo o processo de registo. Quando lhe for pedido um número de série na página, deve introduzir aquele que está indicado na capa do DVD. Vá seguindo os passos seguintes e... no final, ser-lhe-á indicado o seu número que ficará atribuido ao seu ActivInspire. Esse mesmo número irá para o seu email, que deverá guardar em segurança, pois essa licença é gerada aleatoriamente, mas atribuída a si. É pessoal e instransmissível. Todos os professores devem seguir os mesmos passos, de modo a obterem o seu próprio número de série.
Esse mesmo número de série que vai receber será pedido no momento em que, depois de instalar o ActivInspire, o abrir pela primeira vez. Deverá então preencher os campos com o seu nome, o nome da sua escola e o dito número de série. Se não introduzir o tal número, a versão do ActivInspire manter-se-á como Personal Edition.
Se necessitar de mais alguma informação ou esclarecimento, não hesite em colocar as suas dúvidas neste fórum.
Muito obrigado.
Já trabalho com o inspire, mas não consigo ver a biblioteca de recursos como no activstudio. Não consigo abrir o ficheiro de recursos Subjects_PRT.as4a.

Carlos Vaz
04-10-2009, 08:08 PM
Ora Viva!

Estou a tentar usar o Promethean com o Active Inspire (Ver:1.1.11426), mas não consigo activar nenhuma caneta.
O Active Manager (Versão 5.1.1.25) continua com uma cruz a encarnado (não reconhece o QI ??)e na label Hardware não aparece nenhum driver. Devo instalá-lo e em caso afirmativo onde posso encontrá-lo?
Como poderei trabalhar com as canetas? Será que o problema é o não reconhecimento do QI no PC por falta do driver?
Na label" Canetas" o "Modo Caneta" deve estar em Rato?
Existe algum manual com a explicação destes detalhes?

Obrigado e cumprimentos!
JD

Boa tarde.

Pelo que sei, ao instalar o ActivInspire, os drivers do ActivBoard são instalados automaticamente. O facto de ver o ActivManager parece indiciar que os drivers estão instalados, mas o ActivBoard não está a ser reconhecido. Será aconselhável verificar as ligações dos cabos USB (tanto no computador como no próprio quadro), tal como o cabo de energia do quadro.

Não sei se isto poderá ajudar, mas por agora não me ocorre nada melhor :(.

Carlos Vaz

Carlos Vaz
04-10-2009, 08:16 PM
Já trabalho com o inspire, mas não consigo ver a biblioteca de recursos como no activstudio. Não consigo abrir o ficheiro de recursos Subjects_PRT.as4a.

Boa tarde.

Após instalar a última versão do ActivInspire e fazer as actualizações, e após ter colocado o número de série do mesmo, penso que deverá ser capaz de instalar o pacote de recursos. Para tal, deverá pedir que o ficheiro seja aberto com o ActivInspire (caso isso não aconteça automaticamente). Surgirá uma mensagem perguntando onde deseja instalar os recursos, se nos "Recursos Pessoais", se nos "Recursos Partilhados". É só escolher.

Também poderá, no ActivInspire, activar o Resource Browser, no menu "VER" e, a partir daí, importar o pacote de recursos.

Espero ter ajudado :).

Carlos Vaz

amilcarsouza
07-10-2009, 08:10 PM
O ActivInspire detectou a ligação de hardware da Promethean.
Depois de seleccionar o Sistema Operativo (????) abaixo, ser-lhe-á atribuído um número de série do ActivInspire.

Não consigo obter o número de série.
Obrigado

joaoa
10-10-2009, 12:09 PM
Caso esteja a falar de uma escola, o número de série foi fornecido com os quadros interactivos. Com esse número pode obter o ActivInspire a partir da página da Promethean Planet. Procure o link sobre a actualização para o ActivInspire e e e siga os passos necessários. No ecrã seguinte, seleccione a opção que diz algo parecido com isto: "Já possuo um número de série para o ActivStudio". Clique aí e siga as instruções.

qi
13-10-2009, 01:05 AM
Caro Professor

Obrigado pelo seu post, já conseguiu efectuar o download e instalar o ACTIVinspire.

cptos

M_2009
27-02-2010, 04:12 PM
Desculpem a minha ignorância, mas estou a tentar utilizar o active há pouco mais de 1 hora. A escola forneceu-me os ficheiros para instalação onde encontro um tutorial e que estou a ler para me familiarizar com o assunto. Este tutorial fala-me do activenspire professional e no programa que instalei aparece activeinspire Primary. O software é igual ao da escola e lá aparece professional. Como passar a professional ou será que é o mesmo? Obrigado.

Carlos Vaz
28-02-2010, 06:22 PM
O ficheiro de instalação é o mesmo para versão "professional" e para a versão"personal". No entanto, a primeira só fica completamente activa após se colocar o número de série. se não se tiver número de série, após algum tempo, algumas funcionalidades deixam de estar activas, ficando-se com a versão "personal". Por outro lado, o ActivInspire tem duas interfaces - Studio e Primary. Ao instalar o programa, estamos automaticamente a instalar as duas interfaces. para alternar entre as interfaces, é necessário seleccionar "iniciar a próxima vez utilizando o aspecto e funcionalidade do..." no Painel de controlo (F11) --> configurar. Reiniciar o ActivInspire.

Desculpem a minha ignorância, mas estou a tentar utilizar o active há pouco mais de 1 hora. A escola forneceu-me os ficheiros para instalação onde encontro um tutorial e que estou a ler para me familiarizar com o assunto. Este tutorial fala-me do activenspire professional e no programa que instalei aparece activeinspire Primary. O software é igual ao da escola e lá aparece professional. Como passar a professional ou será que é o mesmo? Obrigado.

cristinacibrao
03-03-2010, 11:34 AM
Gostava de instalar nos computadores pessoais o software ActivInspire para os professores realizarem os seus flipcharts, uma vez que é o programa que está instalado nos QI das salas de aula. O que devo fazer? Através do site Promethean posso fazer download só por 60 dias...haverá outra forma?

Obrigada pela atenção dispensada a esta dúvida

Cristina

Carlos Vaz
03-03-2010, 09:28 PM
O software que tem disponível no Promethean Planet é totalmente funcional. No entanto, após 60 dias, se não colocar um número de série válido, algumas ferramentas da aplicação ficam bloqueadas. No entanto é possível a utilização do software. Se está numa escola equipada com quadros interactivos da Promethean, deverá ter um número de série válido. Se tiver apenas um número de série do ActivStudio, deverá, no local de download do ActivInspire, no Promethean Planet, escolher a opção correspondente a essa situação. Ser-lhe-á pedido o número de série do ActivStudio e receberá automaticamente um número de série para o ActivInspire.

Gostava de instalar nos computadores pessoais o software ActivInspire para os professores realizarem os seus flipcharts, uma vez que é o programa que está instalado nos QI das salas de aula. O que devo fazer? Através do site Promethean posso fazer download só por 60 dias...haverá outra forma?

Obrigada pela atenção dispensada a esta dúvida

Cristina

pjunior
12-07-2010, 01:48 PM
Boa tarde Carlos.

Estou numa acção de formação e é a 1ª vez que estou a trabalhar com o ActivInspire. Não sei o que aconteceu mas no meu pc ao clicar no icon do ActivInspire abre uma sessão ActivInspire-Primary e eu queria trabalhar com ActivInspire-Studio. É possivel? Obrigado pela ajuda ...

i.silva
12-07-2010, 01:56 PM
Para alterar o interface ActivPrimary para Studio siga os seguintes passos:

- Abra o seu ActivInspire
- Abra o Painel de controlo (normalmente este abre-se automaticamente, caso contrário carregue na tecla F11 ou menu “Ver” e de seguida “Painel de Controlo”
- Seleccione “Configurar” e do seu lado esquerdo clique na opção “Iniciar a próxima vez utilizando o aspecto e funcionalidade do Studio”.

Feche o seu ActivInspire e reinicie novamente para que as alterações surtam efeito.

Em anexo envio-lhe um flipchart com um screenshot ilustrativo.

Obrigada

pjunior
12-07-2010, 01:59 PM
Já consegui...

F11 - escolher configurar - colocar um visto na caixa (Iniciar a próxima vez .....)

helf
06-11-2010, 01:01 PM
Viva,
Quando vou ao "arrastar e largar" para ir buscar ferramentas para colocar na página, não encontro lá algumas ferramentas que precisaria.
Será que posso adicionar outras ferramentas aí, como faço com a caixa de ferramentas?
Como fazer?
Helena Felizardo

i.silva
08-11-2010, 12:34 PM
Cara Helena,

No ActivInspire poderá adicionar e remover ferramentas de e para a Caixa de ferramentas principal. Para isso, siga estes passos indicados abaixo:

1. A partir do Menu Ficheiro, seleccione Definições. A Caixa de diálogo 'Editar perfis' abre-se.
2. Depois, clique no Separador Comandos.
3. A partir do menu pendente, seleccione as ferramentas a adicionar ou remover da Caixa de ferramentas principal.

Para adicionar uma ferramenta:
1. Seleccione a ferramenta no painel esquerdo e clique em Adicionar. A ferramenta aparece no painel direito.
2. Para alterar a posição na caixa de ferramentas, clique em Mover para cima ou Mover para baixo.

Para remover uma ferramenta:
Seleccione a ferramenta no painel direito e clique em Remover.

Para guardar o perfil e sair, clique em Concluído.

Para guardar como um novo perfil, clique no ícone Guardar como.

Esperemos que estes passos tenham esclarecido a sua questão. +wave+

beatrixmendex
05-12-2010, 08:59 PM
Boa noite,

Ia agora trabalhar com o programa quando reparei que um dos botões do browser desapareceu, o "pião". Como faço para o ver novamente?
Obrigada

i.silva
09-12-2010, 09:50 AM
Bom dia,

Para que possamos ajudar, poderia por favor indicar-nos qual a versão do ActivInspire que está a utilizar?

Caso seja uma versão inferior ao 1.4.23923, sugeria que efectuasse a actualização do software. Para isso, basta abrir o “Painel de controlo” e de seguida clicar em “Configurar” e do seu lado direito encontrara a opção “Verificar actualizações”.

Por favor, confirme se estes passos ajudaram a resolver o problema. :-/